Salvaguardando o Louvre
Projetada pelos arquitetos Mario Bellini e Rudy Ricciotti, a ala da galeria islâmica do Louvre em Paris é cercada pelas fachadas neoclássicas do pátio da Cour Visconti do museu, com dois de seus três andares submersos sob o solo.
Jean Paul Lamoureux, consultor ambiental do Louvre, encarregou a Acoem de instalar e gerenciar 37 sensores de vibração Acoem e dez sensores de ruído Acoem nas asas da galeria que circundam a Cour Visconti por quase três anos para cobrir todo o processo de construção. Como o museu esteve totalmente operacional durante todo o período, além de medir os níveis de vibração, foi fundamental gerenciar o ruído para garantir que os visitantes não fossem afetados negativamente.
Em jogo estava a segurança e a proteção das obras-primas, incluindo La Joconde (a Mona Lisa), Festa de Casamento em Caná, Liberty Leading the People e as extensas coleções de cerâmica e escultura dos tempos copta e romana das asas das antiguidades egípcias.
Não apenas os sensores mediam a vibração em paredes e pisos, mas um sensor individual foi afixado na moldura de uma réplica de pintura e colocado no lado oposto da parede do cravo que abrigava o original como precaução extra. Felizmente, apesar de alguns casos de excesso de ruído e vibração durante a construção, a coleção não sofreu nenhum dano ou perda. Assim como o Louvre é considerado um dos epicentros culturais da França, assim também o é o Museu Britânico de Londres, o primeiro museu público nacional do mundo.